(site na descrição) Quiz qual sentimento humano eu sou ? trend do tik tok

 

makaryo.net – (site na descrição) Quiz qual sentimento humano eu sou ? trend do tik tok , Nós sempre vivemos com nossas emoções. Eles fazem parte de quem somos e do nosso dia a dia. Antes de entender um pouco mais sobre o assunto, é importante esclarecer que sentimentos e emoções são coisas diferentes. É muito comum as pessoas considerarem sinônimos, mas na realidade não são.

Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro é submetido a um estímulo ambiental. Um sentimento, por outro lado, é uma resposta à emoção, ou seja, diz respeito a como a pessoa se sente diante dessa emoção. Portanto, embora diferentes, emoção e sentimento estão intimamente ligados.

Quiz qual sentimento humano eu sou

Para ser um pouco mais claro, entenda que quando você é exposto a algum tipo de situação, o cérebro libera hormônios que alteram seu estado emocional. Também pode haver algumas reações físicas, como chorar ou suar, por exemplo. Vale lembrar que antes de um evento, cada pessoa tem uma emoção diferente e costuma ser mais passageira. Por outro lado, a sensação pode durar muito tempo. Sentimentos negativos podem levar a doenças como depressão e amor que podem durar anos e anos. Alguns exemplos de sentimentos são ódio, compaixão, amor, decepção e inveja.

Emoções: entendendo que tipos existem
Ok, agora vamos nos concentrar nas emoções! Existem três tipos: primário, secundário e subjacente.

sentimento humano

Primárias: são aquelas que as pessoas percebem facilmente, como medo e alegria. Secundário: não tão fácil de perceber, como nervosismo, culpa ou vergonha.

Fundo: não perceptível, como calma ou fadiga. Eles são difíceis de perceber porque estão mais relacionados ao mundo interno do indivíduo do que ao externo.

Descubra as 5 emoções universais
As situações que vivemos no dia a dia despertam em nós diferentes emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Sou medo, tristeza, alegria, raiva e nojo.

Lembra do filme Divertida Mente? Mesma coisa. A animação apresenta nossas emoções de uma forma bem leve e didática. Se você ainda não viu, recomendamos que você reserve um tempo para assistir a este filme. Outra dica é consultar o Atlas das Emoções, criado pelo líder espiritual Dalai Lama. É um site interativo que visa ajudar as pessoas a entender melhor as 5 emoções universais. E para começar, vamos falar um pouco sobre eles!

 trend do tik tok

O medo é um mecanismo de proteção que nos mantém vivos. Sem essa emoção, nos colocaríamos em situações perigosas sem pensar duas vezes nos possíveis riscos. O medo, por sua vez, impede que isso aconteça, pois é uma reação involuntária e natural. Sabe quando você vê aquela cobra gigante ou percebe que está prestes a ser assaltado? Essas são algumas das situações que fazem o cérebro ativar involuntariamente, liberar substâncias que ativam o coração, dificultar a respiração, etc.

Nesses casos, você enfrenta o perigo e sabe que se não fizer algo pode morrer, então o medo entra em cena. Faz você fugir da cobra e tentar fugir do atacante, por exemplo. Sempre que você sentir medo, o medo fará com que você reaja de alguma forma. Raiva
A raiva excessiva e constante pode ser muito prejudicial à sua vida, mas você sabia que essa emoção também funciona como um mecanismo de proteção? O sentimento de injustiça gera raiva para que possamos agir em favor do que acreditamos. Portanto, a raiva moderada e controlada pode ser útil para ajudá-lo a entender o que há de errado com sua vida e buscar motivação para possíveis soluções. Além disso, liberar a raiva ajuda a liberar uma carga acumulada de tensão.

No entanto, é importante tomar cuidado com a raiva descontrolada. Isso porque essa emoção pode interferir diretamente nas pessoas ao nosso redor. O trânsito caótico, reuniões, filas e outros tipos de frustrações podem gerar uma enorme raiva interna. Porém, o erro é se deixar consumir por essa emoção e descontar em quem está ao seu lado.

É claro que momentos estressantes fazem parte do dia a dia e a raiva consequentemente virá. Para não se tornar refém da emoção, busque aprender como administrar a raiva de forma saudável para que a mesma não afete negativamente o seu dia a dia e as suas relações. Felicidade
A emoção mais positiva é a alegria, que está diretamente associada ao prazer e à felicidade. Quando você alcança um objetivo pessoal ou profissional, por exemplo, é essa emoção que toma conta de você.

A alegria é uma das formas com que o corpo estimula a ação, além de atuar como recompensa. Imagine que você está procurando uma promoção no emprego, trabalha duro e compete com outros funcionários por esse aumento. O que motiva você? Sabendo que se você atingir esse objetivo será abençoado com intensa alegria, certo?

Se você não conseguir, provavelmente ficará sobrecarregado de tristeza por um tempo, algo que realmente não gostamos de experimentar. A recompensa com certeza será a alegria e quando a alcançarmos, vamos querer experimentar aquela sensação de prazer novamente (ex: estamos motivados!).

É importante lembrar que é impossível ser feliz o tempo todo, por isso é preciso estar preparado para as dificuldades e frustrações. A tristeza molda nossas emoções porque é importante fortalecer e amadurecer quem somos. Com nojo
A repugnância gera repugnância ou a necessidade de rejeitar algo, criando um sentimento distinto de antipatia. Um exemplo clássico são as crianças franzindo a testa com desgosto para os vegetais: esta é uma resposta repulsiva à possibilidade (real ou imaginária) de ingerir algo prejudicial.

O efeito fisiológico mais comum é náusea e desconforto gastrointestinal. A principal função do nojo é evitar qualquer tipo de estímulo que possa causar intoxicação. Além do problema da ingestão, o nojo também está associado a um caráter mais social, por exemplo, através da rejeição de estímulos sociais, situações ou pessoas tóxicas. Tristeza
Estado de desânimo, cansaço e solidão: é assim que costumamos definir a tristeza. Por mais que muitas pessoas queiram fugir da sua, é preciso entender que é uma emoção completamente normal e saudável. A tristeza é vivenciada em vários momentos da vida, mas é importante estar atento, pois se essa emoção perdurar por muito tempo, significa que a situação pode piorar para a depressão. A tristeza comum e saudável deve ser temporária.

Entenda também que essa emoção tem diferentes níveis de intensidade, que vão desde um estado de decepção até a angústia, que é mais intensa. Pode ser desencadeada por vários eventos, como desgosto, problemas financeiros, traumas, descontentamento profissional/pessoal ou algum outro tipo de conflito interno.

Inteligência Emocional: ferramenta poderosa para gerenciar emoções
São tantas emoções né? Imagine que estes são apenas os 5 universais. Há muitos mais! Não é à toa que o ser humano é cheio de complexidade.

Fique tranquilo, por mais que pareça, quando falamos de emoções e sentimentos, a inteligência emocional vem como uma forma muito eficaz de aprender a lidar com tudo o que sentimos.

Anos atrás, poucas pessoas falavam sobre inteligência emocional, no entanto, hoje em dia é praticamente uma habilidade imprescindível tanto na vida pessoal como profissional.

Isso porque ao desenvolver a sua inteligência emocional, você aprenderá a reconhecer as suas emoções e ser capaz de lidar com elas; entenderá como se manter motivado diante de frustrações; desenvolverá a empatia e habilidades interpessoais.

Clique aqui para continuar

O mais interessante é que qualquer pessoa é capaz de desenvolver a inteligência emocional. Como? Bom, existem várias maneiras! Além de existir uma oferta vasta e convidativa de cursos com essa temática, a terapia também é uma é muito eficaz para o desenvolvimento da inteligência emocional. Isso porque, junto com um psicólogo, você trabalhará para conhecer a si mesmo e suas emoções, entenderá seus gatilhos e como lidar com tudo o que sente.

última palavra

E por falar em terapia, você já conhece a Vittude? Se você deseja iniciar uma terapia, mas não sabe como e onde procurar profissionais especializados, confie em nós. A Vittude conecta pacientes e psicólogos de diferentes especialidades, tanto presencial quanto online. Clique aqui e descubra o quanto antes!


Post Views:
24

You May Also Like

About the Author: admin

Leave a Reply

Your email address will not be published.